Situação do Lixão de Baependi Causa Preocupação

763

A Câmara Municipal de Baependi vêm recebendo reclamações por meio de sua Ouvidoria a respeito da atual situação em que se encontra o lixão de Baependi, situado no bairro da Usina.

O acervo fotográfico entregue a Câmara Municipal de Baependi causa enorme preocupação, pois pelas imagens é possível observar grande quantidade de lixo a céu aberto, além de uma enorme quantidade de chorume, com alto potencial poluidor, que infiltra no solo e pode contaminar o lençol freático.

Além disso, é possível observar a existência de muitos urubus o que demonstra que o lixo não vêm sendo aterrado com a frequência correta.

A Câmara Municipal de Baependi vêm fazendo a sua parte, dentre as ações realizadas pela Câmara podemos destacar a solicitação de vistoria no local pela Polícia Militar do Meio Ambiente, que resultou em diversas autuações. Além disso, a Câmara também encaminhou pedido de providências a Superintendência Regional de do Meio Ambiente – SUPRAM e diversos ofícios ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Mais recentemente uma Comissão de Vereadores esteve no local documentando as irregularidades observadas no local e encaminharam duas Representações ao Ministério Público, endereçadas aos Exmos. Srs. Promotores Dr. Bergson Guimarães e Dr. Gustavo Valente Brandão para providências.

No mês de novembro de 2019, o Ministério público ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Baependi devido às inúmeras irregularidades e possível dano ambiental causado pelo lixão da Usina.

Veja no link abaixo as imagens do lixão da Usina: